top of page
Prancheta 10.png

Não é aula, é show! Show de sua autoria! Escrevendo os mais hilários, incríveis e estranhos esquetes que ninguém jamais imaginou.

Mas, peraí. Tem aula também? Claro que tem! Em cada módulo, quatro encontros. Todas com teoria, conversa e muita prática para você desenvolver suas habilidades humorísticas e criativas.

 

E você pode escolher sua turma. Online ao vivo, via Zoom? Temos! Presencial? Temos também, no nosso super espaço em Botafogo, RJ.

 

Mais abaixo, você pode conferir as ementas de cada módulo com maiores detalhes de tudo (ou quase tudo) que acontecerá durante as aulas. 

 

Aproveite para conhecer as professoras e os professores que acompanharão você  nessa jornada.


E para saciar sua curiosidade, (que sabemos, é gigante, senão não estaria atrás de um curso sobre escrita de esquetes, certo?), podemos adiantar que o curso irá alternar e combinar esses três momentos:

Ferramentas

Vamos compartilhar o que temos aprendido em termos de mecânicas de esquetes de humor, técnicas que para nós têm funcionado e também as que não funcionaram tanto assim (mas vai que você quer experimentar?!).  Tudo será recheado de exemplos, nossos e de outros autores. O objetivo é trazer clareza para o fato de que não existe maneira certa nem errada de escrever esquetes, contudo há ferramentas que ajudam bastante, principalmente na hora de resolver problemas e ampliar as possibilidades cômicas.

prática

Fazemos questão de criar um ambiente seguro e acolhedor para que você se sinta à vontade para experimentar muito. Em todas as aulas os alunos serão convidados a contar suas ideias, discuti-las, desenvolvê-las o quanto puder e por fim, escrever seu esquete, para em seguida discuti-lo novamente, abandonar piadas, pensar em outras, desenvolver tudo de novo e reescrevê-lo mais uma vez. A proposta é essa: que você entre neste enlouquecido, maravilhoso e divertido jogo da criação.

sistemas

Todo mundo que escreve por um bom tempo roteiros acaba se tornando um obcecado por sistemas de criação. Com a gente não é diferente, e claro que vamos dividir nossa obsessão sistemática com vocês. Mas não se preocupem, é uma boa obsessão. Sistemas nos ajudam não só a contar uma piada, como revelá-las em todo seu potencial. Ajudam também a ter mais domínio e clareza do que estamos escrevendo, permitindo uma maior qualidade, potência e diversidade nas nossas criações.

abstract-colorful-texture.jpg
Inscrição
Imagem do WhatsApp de 2024-08-02 à(s) 13.27.57_35712ee3.png

Todos os módulo são compostos por quatro aulas presenciais ou online de 3 horas cada. (Confira a Agenda)

aulas online
e presencial

R$ 350,00
por módulo

Público alvo:

humoristas, e Roteirista, professores de teatro, atores, diretores estudantes de humor.

Pagamento: 
via pix (Levante 42 - chave email)
contato@levante42.com

Para confirmação da inscrição, é necessário mandar o comprovante para:
whatsapp (21) 99884-6888 
e-mail  contato@levante42.com

Outras formas de pagamento, favor entrar em contato.

E quem serão os seus professores?

Gabriela Amaral

  • Instagram
  • LinkedIn

Roteirista de teatro, cinema, digital e televisão. Atualmente, escreve um longa para Netflix e um programa de humor para o canal GNT. Na TV, experimentou escrever do drama à comédia e conhecer as singularidades de formatos diversos, como especiais, séries semanais e dramaturgia diária. 

 

Roteirista na Rede Globo por 18 anos, foi indicada ao Emmy Internacional como Head Writer do humorístico Zorra e participou da equipe de autores de uma dezena de programas, dentre eles, Sítio do Picapau Amarelo, Malhação e Cine Holliúdy. Para o cinema, roteirizou os curtas Você Sabe Quem (Melhor Curta Metragem na 1ª edição do festival de Cinema de Santa Maria da Feira, em Portugal) e Retrato Falhado (Prêmio Hors-Concours Fest Rio 2013) e o longa Mistério de Feiurinha, este último com mais de um milhão de espectadores. No teatro, escreveu as peças Tem Gente? (prêmio Rio Jovem Artista da RioArte), Apesar de Você e foi coprodutora de musical pocket Bula na Cumbuca.  Formada em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, é também mestra em Teatro pela Uni-Rio.

  • Instagram
  • LinkedIn
DSC00028 (1).png

Celso e Gabi, muito prazer. 

Somos um casal que vive de escrita há muitos anos, criando histórias, desenvolvendo roteiros, liderando equipes, ensinando e aprendendo como escrever melhor a cada dia. E queremos compartilhar isso tudo com vocês. 

Junto com a gente – e com você -  estarão colegas muito especiais, todos com enorme experiência na criação profissional de comédia.

Roteirista, produtor, ator e professor. É Sócio da Escola de Roteiro e Núcleo Criativo Levante 42, onde ministra oficinas de roteiro, cria programas digitais, podcast e coordena o projeto nacional de formação de autores Protagonize-se.  Foi Roteirista–Chefe do programa Zorra (indicado ao Emmy Internacional) e dos quadros cômicos The Fake Brasil, Interrompemos a Programação e Isso É Muito Minha Vida, todos da Rede Globo, onde trabalhou por mais de 20 anos. Na emissora, escreveu programas como Malhação, Os Caras de Pau, Sítio do Pico Pau Amarelo, Turma do Didi e Chico Anysio – Cartão de Visitas. Roteirizou a série Paraíso Perdido, baseado em peças de Nelson Rodrigues e o especial comemorativo Setenta Anos Esta Noite.  Para o cinema escreveu os longas Os Caras de Pau e o Misterioso Roubo do Anel, Vestido Para Casar e A Vida Sexual de Ju, entre outros; e os curtas A Truta (Melhores do Público Fest SP 2001) e Retrato Falhado (Hors-Concours Fest Rio 2013).  Para o Teatro, escreveu e atuou no espetáculo Apesar de Você (2016) e em 2020, estreou, no Teatro Poeira, RJ, texto inédito de sua autoria, O Baterista, que segue em cartaz em 2024. É autor e ator de Bula da Cumbuca – A História Acelerada do Samba Cadenciado, Animal – O Choro sem Chororô, O Pequeno Mozart, Sidarta. Em 2022/23 escreveu, para os palcos, O Alienista (Prêmio Nacional de Teatro Cenym de melhor texto adaptado), Os Rebouças e Lorena Livre.

CELSO TADDEI

WhatsApp Image 2024-07-22 at 21.06_edited.jpg

Joana Penna

  • Instagram
  • LinkedIn

Autora-roteirista e dramaturga, com 10 anos de experiência no mercado audiovisual e no teatro. Do curso de Teoria e Estética do Teatro (UNIRIO), partiu para o estudo de roteiro com diversos profissionais da área – Mauricio Rizzo, Zé Carvalho e Barbara Harrington (Roteiraria), Jorge Furtado, Adriana Falcão, Eliseo Altunaga (EICTV), Eric Cunningham e Britta Von Schoeler (Saturday Night Live), John Truby (Anatomy of Story), Steve Kaplan (Hidden Tools of Comedy), entre outros.

Trabalhou como roteirista fixa da TV Globo por oito anos (2014-2022) onde escreveu programas como o novo “Zorra” (indicado ao Emmy Internacional 2016); “A gente riu assim”; “Dani-se”.

Freelancer desde 2022, desenvolveu uma série de comédia de ação para Formata/Paramount; levou ao ar a minissérie “95%” para o Podcast “Mamilos”(B9) e duas temporadas da série “Cosme e Damião”, a estrear em 2024 (Porta dos Fundos/Globoplay). Para o teatro escreveu: “Bom dia pra quem?” (2017), “Extra!Ordinárias” (2021) e “O Prato Principal” (2022/23). Também presta consultoria e curadoria de roteiro/conteúdo. Joana também é atriz, formada pela CAL, e foi vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no LA Short Film Festival pelo curta-metragem “O que restou”, dirigido por Mauricio Stal, além de ter atuado em diversas peças de teatro.

WhatsApp Image 2024-07-31 at 14.02.22.jpeg

CHICO VEREZA

  • Instagram
  • LinkedIn

Chico Vereza é formado em Cinema pela PUC-Rio e fez cursos de direção e roteiro na New York University. Trabalhou 10 anos como assistente de direção, diretor de comerciais, institucionais e documentários.

 

Em 2014, enveredou pelo roteiro e tornou-se analista de projetos da Rede Globo, dando pareceres sobre séries e programas de humor.

Escreveu o humorístico Zorra de 2015 a 2020, este indicado ao Emmy Internacional no ano de 2016. Foi roteirista do programa Futeboleria, para o canal Gloob. Roteiriza e dirige documentários sobre futebol e, no momento, roteiriza uma série documental para CazéTV.

WhatsApp Image 2024-07-22 at 21.06_edited.jpg

DIEGO MOLINA

  • Instagram
  • LinkedIn

Diego Molina é autor-roteirista com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Recentemente, foi roteirista-chefe do "Vem Que Tem", especial de humor/variedades da Globo, e da sitcom “Dra. Darci” (4a e 5a temporadas), produzida pela Formata. Atualmente, integra a equipe de roteiristas de uma série de melodrama para o streaming e tem um longa-metragem em produção.

Nascido em Natal, mudou-se para o Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Veio do teatro e da dramaturgia e, em 2010, mergulhou no mundo do audiovisual, trabalhando para diversos players e produtoras. Foi ainda contratado da TV Globo durante 7 anos.

Alguns dos seus trabalhos como roteirista são: "No Corre" (Humor, Multishow – 2a temporada); "Lady Night" (Humor, Globo/Multishow – 7ª temporada); "Canastra suja" (Série policial inédita, Globoplay); “Zorra” (Humor, Globo – indicado ao Emmy Internacional); “A gente riu assim” (Humor, Globo); “Domingão do Faustão” (Variedades, Globo); “Comédia MTV” (Humor, MTV); “Sem análise” (Humor, Multishow); “Dependentes” (Série dramática, Canal Futura); e “Noite de arrepiar” (Especial, Record).

Também tem um mestrado em artes cênicas, dá aulas de roteiro, escreveu e dirigiu um bocado de peças de teatro e tem um gato cego.

É agenciado pela Mari Brasil Agenciamento: mari@maribrasil.com

Visite diegomolina.com.br

QUINTAS-FEIRAS

MÓDULO 1

Introdução ao maravilhoso mundo dos Esquetes
 

- Fundamentos da escrita de comédia

- Análise de Esquetes Nacionais e

   Estrangeiros.

- Esquetes para vídeo e para teatro

- Pitching de ideias. Experimentando     uma Mesa de Criação

- Testando esquetes.

   (leitura dramatizada)

MÓDULO 2

Nadando com os Tubarões

- Rotina da escrita esquetes. Boas

   práticas.  

- Escrever esquetes com prazo.

- Escrever esquetes com tema 

   determinado (ou cenário)

- Desenvolvendo suas habilidades

   cômicas pessoais

- Pitching de ideas na Mesa de

   Criação

- Como preparar (e apresentar) o seu

   repertório profissional

- Testando Esquetes (Leitura

   dramatizada)

MÓDULO 3

Showtime!

- Escrever, reescrever e olhar com

   olhos de produtor.

- Escolhendo seus melhores

   esquetes e a ordem de 

   apresentação.

- Produzindo, dirigindo ou atuando

   nos esquetes.

- Apresentação dos esquetes

   selecionados no Levante Esquete

   Show, em Botafogo, Rio de Janeiro.

SETEMBRO

Quintas-feiras – 18h30 às 21h30
5/9 – 12/9 - 19/9 e 26/9

 

OUTUBRO

Quintas-feiras – 18h30 às 21h30

10/10 – 17/10 - 24/10 e 31/10

NOVEMBRO

Quintas-feiras – 18h30 às 21h30

7/11 – 14/11 - 21/11 e 28/11

bottom of page